RSS Feed
TOP

O Começo - Parte 02: UWC


UWC era, segundo me contaram, uma espécie de rede de escolas, espalhadas por vários países e que recebia alunos de todo o mundo para cursarem os dois últimos anos do ensino médio lá. Os alunos tinham seus dormitórios nas escolas, que dividiam com pessoas de outros países e, assim, além de estudarem, tinham a oportunidade de conhecer novas culturas. Parecia mágico!

Para entrar nesse "mundo mágico", eu só precisava passar na seleção.

Estávamos no começo de 2008. Segundo as regras da organização, eu deveria me inscrever para a seleção no final de 2009, para fazer as provas no início de 2010. Foi mais de um ano de espera, até que eu pudesse acessar o site, preencher minhas informações e esperar um pouco mais pela data da prova. Enquanto eu esperava, deixava as minhas amigas loucas. UWC, UWC, UWC... Era só sobre isso que eu sabia falar desde que me inscrevera. Eu acessava blogs de alunos dos colégios e, quanto mais via sobre como eles viviam, mais encantada eu ficava.

Fiz a prova em fevereiro de 2010. Era uma prova de múltipla e escolha e uma redação. Eu, que sempre tive boas notas, estava certa de que passaria. Confiante como jamais estivera! Eu tinha mesmo que estar. Parecia que aquela era uma chance única, que eu não podia deixar escapar.

Eu certamente não esperava chegar em casa, numa terça-feira de março de 2010, abrir o site da UWC no meu computador logo que cheguei da aula e, após ler uma lista com os nomes dos aprovados, não encontrar o meu lá. Foi um choque para mim. O dia mais desesperador e mais infeliz da minha vida. Chorei desde o momento em que vi a página até a hora de deitar. Estava, mais do que triste, com vergonha. Vergonha por ter decepcionado a mim mesma e a todos que acreditaram em mim. No dia seguinte, na aula, sempre que me lembrava da minha falha, sentia vontade de chorar. Passei quase todos os seis horários de cabeça baixa, escondida, fingindo que estava dormindo. Naquele dia, eu estava com raiva do mundo. Com raiva de todos, porque era o dia mais triste da minha vida e ninguém nem mesmo percebia. Ninguém me perguntou se eu estava bem. Não havia ninguém com quem desabafar. Minha própria mãe, na noite anterior, havia desistido de me consolar.

- Você ainda é jovem, tem uma vida inteira pela frente - ela dizia, muito mais em tom de repreensão que de piedade. - Não deve ficar chorando por causa disso.

Mas eu não queria uma vida inteira pela frente. Eu preferia dois anos de uma vida num colégio da UWC à imortalidade. Eu estava praticamente louca. Então eu fiz o inesperado. Cheguei em casa na quinta-feira, por volta das quatro da tarde, sentei na frente do computador e lá fiquei, até quase onze da noite, procurando alguma agência que oferecesse bolsas de intercâmbio. Encontrei, depois de uma longa procura, uma agência chamada True Experience que, para minha felicidade, ficava em Belo Horizonte, uma cidade próxima do lugar onde moro. E novamente num golpe de sorte, a prova para concorrer a bolsa seria realizada na semana seguinte. Imagine se eu demoro alguns dias mais para procurar a bolsa. Eu acabaria perdendo uma grande chance.

Restava um novo desafio: convencer meus pais a deixar que eu fizesse a prova.

9 comentários:

  1. NUh, Rayanne. Que histórtia heim?! Adoreei seu blog, e queria te falar, e falar pra todos que seguem esse blog, um pouquinho também.
    É engraçado, meu aplication tbm achei muiiito chato viu?!Mais valeu a pena, pois pelo que me parece, consegui uma familia muito boa.
    A respeito do meu passaporte, foi tranquilo, e do visto, tbm, mas o visto me deu muita raiva, pois fui tirar em Brasilia, onde todos dizem que é mais fácil. Ao contrário de você que viajou 10horas para ficar lá por menos de 1 hora, viajei quase 9hs para ficar esperando dentro da embaixada 3hs, sim demorou muito. Mas o que mais me indgna é que, fiquei com medo de não tirar o visto, ou das perguntas que eles iriam me fazer, mas no final, quando me chamaram, não fizeram NENHUMA pergunta, só cheguei e me entregaram os papeis.hahahaha

  1. Oii Rayanne, eu vou fazer a prova da UWC no fim do ano, e eu queria saber como é a prova, se é muito dificil, essas coisas... se puder me responder ficarei muito grata.

  1. oláa, vou prestar a prova da UMC no final desse ano, e queria saber se é muito dificil a seleção e se a prova foi dificil, me reconheci em você, estou doidaa so flo nisso, e se eu não passar acho que vai ser a maior desgraça.
    precisoo de ajuda, espero pela sua resposta.
    vou pedir um favorzão me adiciona no msn please:
    amandasnunnes@hotmail.com
    ajudee uma desesperada.
    bjos

  1. obeservação: UWC, escrevi errado mesmo

  1. OLá, estou desesperada vou fazer a prova da uwc este ano e gostaria de saber se é dificil, eu estou passando pelas mesmas coisas que voce passou, estou ficando louca por isso, só falo nisso, só penso nisso..por favor me de uma luz, eu preciso de sua ajuda... Como é a prova? adc no msn: biannka_nick@hotmail.com beijos...

  1. Olá, eu vou fazer a prova do UWC esse ano e quero saber se você poderia me mandar algumas dicas ou alguns exercicios, eu assim como você só falo nisso e só penso nisso, se você puder me add no msn: aninha.pick@hotmail.com

    beijos :-)

  1. oi, eu vou fazer a prova esse ano. vc poderia me dar algumas dicas de como estudar? manda nesse e-mail: migaluuuh@hotmail.com oobrigada!

  1. Oi,grande texto garota=)
    Me sinto exatamente assim, mas acho q ficaria mais confiante se pudesse me explicar como foi a prova ( o que cai, se era dificil, como era a redação...) no seguinte email:
    andressa.doida@hotmail.com

    bjoos =)

  1. Olá Rayanne!
    Também estou interessado em fazer um intercambio, você poderia me dizer como foi a prova? Se é difícil, se você conhece outras organizações que fazem esse tipo de trabalho (mais especificamente bolsas de estudo High School) e também se você poderia me passar os blogs de outros intercambistas principalmente o dos fizeram a prova da UWC :D!
    Muito obrigado pela atenção e muito sucesso para você Rayanne, você merece! :D
    Aah aliás gostei do blog.

Postar um comentário